domingo, 31 de janeiro de 2010

MASS MEDIA



Os mass media têm uma grande influência na vida das populações, pois através dos vários meios de comunicação, conseguem transmitir e moldar a opinião social. Através de publicidades, notícias e outras coisas, podem influenciar a opinião pública sobre um determinado tema, ou até mesmo levar a população ao consumismo.
Presentemente, os média desempenham uma função que não tinham há anos atrás. Se antes reportavam decisões e atitudes, hoje interferem directamente e de uma maneira activa nessas mesmas decisões. Os cidadãos têm maior participação, mas na prática muitas vezes isso não acontece. Porque os media são grupos com interesses económicos e políticos, reportando mais claramente esses interesses do que propriamente os dos cidadãos.
Dadas as novas tecnologias e a capacidade de influência que os media têm, este problema é fundamental nos dias de hoje, não podemos falar de uma opinião pública nos termos em que se falava, por exemplo, no inicio do século XX. A opinião pública pensa autonomamente em função da mensagem que lhe é transmitida, mas esta é previamente determinada para ela.

O TELEMÓVEL


Tenho um telemóvel adquirido recentemente, ou seja, no último mês de Outubro.
Não é o primeiro, já não tenho a certeza se é o 5º ou 6º, por mim comprado. O primeiro foi um SAGEM.
O telemóvel que tenho nesta altura é da marca SAMSUNG, modelo GT-C3050, tem várias funcionalidades das quais algumas não uso e outras não conheço, ando sempre com ele (quando não me esqueço).

As suas características são:
 -GPRS/EDGE (900/1800/1900Mhz)
 -VGA Camera
 -2.0”128x160 65K TFT LCD
 -FM Rádio
 -Bluetooth 2.0/USB 2.0
 -Compactible with MicroSD memory card

Para além de fazer chamadas também uso o telemóvel para enviar mensagens; a calculadora para efectuar algumas operações matemáticas; a câmara para tirar fotos e para filmar; o rádio para ouvir música e por vezes as noticias e a lanterna quando há falta de luz.
Eu penso que a altura mais apropriada para ter telemóvel é quando a criança aprende a ler e escrever, depois de começar o ciclo escolar do ensino básico.
O telemóvel de algum modo influencia as relações interpessoais na medida em que as pessoas ao usa-lo para comunicar entre si não têm necessidade de se deslocar para o fazer, não havendo por isso contacto pessoal.
A mim não me faz muita diferença, pois uso com pouca frequência e em casos urgentes.

De futuro gostaria que servisse para “fazer tarefas domésticas”…
A principal vantagem é a facilidade de contacto imediato, sem haver a necessidade de andar atrás de uma cabine e arriscar encontrar uma “vandalizada” ou “ avariada”.
Mas uma das grandes desvantagens é ser interrompido em diversas situações de diálogo directo e em termos de saúde o uso excessivo do telemóvel pode levar á perda de audição.



EMÍLIA SANTOS- T. A.