segunda-feira, 31 de maio de 2010

Trás-os-Montes e Alto Douro

Esta região está situada numa zona montanhosa e de vales onde o inverno é muito rigoroso e no verão faz temperaturas muito altas e é seco



 As aldeias têm poucos habitantes

As casas são baixas e as ruas, estreitas.

Os habitantes dedicam-se, principalmente, à agricultura, à pecuária e à exploração florestal.

Quando não há trabalhos obrigatórios, as pessoas conversam.

A vida nas aldeias é calma e saudável

É uma das regiões de Portugal com maior número de emigrantes e uma das que mais sofre com o despovoamento.

Os materiais usados para a construção das casas é o granito, xisto, as madeiras, rebocos de cal, chapas garridamente pintadas, ardósias, tabiques, ferro, vidro, varandas suspensas, e muita pedra.

No exterior também usam como decoração, a arte em azulejo.


  •  Tradicionalmente as casas transmontanas têm dois pisos. O curral no piso de baixo, onde são guardados os animais, os utensílios de trabalho e as provisões obtidas durante as colheitas, e o piso superior destinado naturalmente para habitação humana.

  • As casas possuem escadas no sentido longitudinal da parede e varanda coberta da fachada frontal.

Compreender de que modo diferentes estilos de vida correspondem a diversas apropriações dos espaços habitacionais

A população, evidência as suas necessidades habitacionais, procurando os diversos locais conforme o meio envolvente e as suas acessibilidades.

Quem pretende o silêncio e a calmaria procura o campo ou os locais onde possam ter essas comodidades, pois existe, certamente, o gosto pelas actividades agrícolas.



No mundo rural, a vida é mais calma, sem problemas de trânsito, com costumes comunitários e de entreajuda.

Também se preservam as tradições, as romarias e festas religiosas e o artesanato, fruto de uma vivência comum em que todos se conhecem.







No mundo urbano as pessoas são mais individualistas, habitualmente deslocam-se de casa para o trabalho e do trabalho para casa, percorrendo grandes distâncias, o que exige vias de comunicação e transportes públicos e privados.

Os habitantes têm um ritmo agitado de vida e a cidade exerce uma grande atracção sobre a população, pois oferece mais empregos, mais áreas de lazer e maior diversidade de bens e serviços.